segunda-feira, 31 de março de 2008

VAMOS AJUDAR O GUILHERME

O Guilherme é um menino que nasceu prematuro (29 semanas) na Estefânia e que ao 8º dia de vida, interrompendo uma evolução clínica favorável, inicia bradicárdia e bradipneias (paragens cardiorespiratórias), situação que se foi agravando exigindo recurso a oxigénio suplementar e posteriormente ventilação mecânica.Com dois meses e oito dias, e ainda dependente de oxigénio, por conveniência do hospital é transferido para o H. do Barreiro e dois dias depois para o H. Garcia da Horta onde finalmente foi estabilizado, tendo alta treze dias depois. Nas consultas de seguimento e apesar de referenciarmos alguns receios com alguns sintomas, foi-nos sempre dito que eram situações devidas à prematuridade.Após muitas muitas insistências, conseguimos que fosse visto pela neuropediatra que confirmou os nossos piores receios. Só a partir daí o Guilherme começou com alguma fisioterapia.
Ele tem uma enfermidade neurológica (paralesia cerebral dizem uns, que não, dizem outros) que seis anos após continua indevidamente diagnosticada (falta de meios dizem as várias instituições intervenientes) que impede de aplicar as terapias correctas à sua recuperação.O Guilherme ainda não se consegue sentar direito, ainda não anda, é dependente de uma cadeira de rodas. As actividades necessárias à sua recuperação (fisioterapia, natação, hipoterapia etc..) têm custos bastante significativos com poucos ou nenhuns apoios do Estado.
Foi a partir de um caso idêntico apresentado no programa da Fátima Lopes que surgiu a esperança de através do CIREN (Centro Internacional de Restauracion Neurológica) em Cuba, se conseguir fazer os exames de avaliação necessários para depois aplicar um plano terapeutico correcto que permita a recuperação do Guilherme.
Este Programa de restauração neurológica consta de duas etapas ou fases: Uma primeira, (7 dias) de avaliação integral, neurológica e clínica, donde se define com certeza o grau e tipo de afectação, para confirmar as possibilidades terapéuticas, determina-se a potencialidade de recuperação e desenha-se o tratamiento personalizado a aplicar.(3874 Pesos Cubanos Convertibles (CUC) +- 5584 Euros )
A segunda etapa é pôr em práctica o programa terapéutico concebido especialmente para cada paciente, a partir dos resultados da avaliação e durante un mínimo de 28 días. (8372 Pesos Cubanos Convertibles (CUC))

Apesar de se pretender fazer apenas a primeira fase, os custos são bastante elevados e faltam ainda as viagens!

Por isso peço a vossa solidariedade para ajudar o Guilherme a conseguir concretizar o seu sonho mais precioso:
CONSEGUIR ANDAR !


Os dados da conta são os seguintes:

- Para depositos:
Conta nº 092/200008964 do BBVA
titular da conta Noélia do Carmo Sezões Gafanha (mãe do menino)
Telem. 962693016

- Para tranferências:
NIB 0019 0092 00200008964 09

IBAN PT50 0019 0092 0020 0008 9640 9

BIC BBVAPTPL

2 comentários:

MS disse...

Tomei conhecimento deste apelo, e vou participarcom o que puder. Estou em Inglaterra,e se também precisarem de alguma informação disponivel neste Pais, podem-me contactar.

www.saladasmaquinas.blogspot.com
transmig@gmail.com

Felicidades para o menino

Miguel disse...

Obrigado pelo apoio.